FAÇA BIODANÇA!




BIODANÇA, MEMÓRIA E VIDA



1 de outubro de 2019

BIODANZA, UM CONVITE À ALEGRIA DE VIVER!

É com grande alegria que retorno a este Blog para falar deste assunto que amo e convidar meu leitor seguidor à vivencia da Biodanza. 

A Biodanza é uma opção de desenvolvimento para todos aqueles que desejam viver uma vida com qualidade, que desejam superar preconceitos, encontrar formas criativas de viver, enfim, um caminho para aqueles que desejam dançar a vida com tudo o que ela tem para oferecer.

Utiliza a música, o movimento, o encontro entre as pessoas como metodologia. Sempre acontece em grupo. E melhor, não é preciso saber dançar! 

Neste contexto, dança significa movimento pleno de sentido. São movimentos que fazemos em nosso dia a dia como o caminhar, o olhar, o toque, o encontro entre as pessoas. 

Os exercícios de Biodanza:

- Liberam tensões
- Elevam equilíbrio e harmonia interna
- Facilitam a eliminação de sentimento de culpa
- Fortalecem a identidade
- Restauram a estrutura afetiva

O resultado da vivência continuada, geralmente em um encontro semanal, pode ser expresso na autoestima, no auto reconhecimento, renovação orgânica, saúde, alegria interior, uma atitude amorosa consigo mesmo e com o outro.

No desenvolvimento e aplicação da Biodança, seu criador Rolando Toro observou nos praticantes um aumento da autoestima, da motivação para a vida, intensificação da alegria de viver, fortalecimento dos vínculos afetivos e do equilíbrio emocional. Além destes aspectos, outros como consciência corporal, desinibição progressiva e expressão criativa foram potencializados, havendo melhora da coordenação motora, ritmo, flexibilidade e agilidade (Toro, 2001)[1]

Incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Ministério da Saúde, em 2017, a biodança tem mostrado ser uma excelente aliada na promoção da saúde humana. Ela atua na diminuição de crises de transtornos mentais e controle de doenças a exemplo de diabetes e hipertensão arterial, na prevenção de diversas patologias e na melhoria da qualidade de vida, uma vez que potencializa os aspectos ainda saudáveis das pessoas que a praticam.[2]







Nenhum comentário:

Postar um comentário