FAÇA BIODANÇA!




BIODANÇA, MEMÓRIA E VIDA



29 de julho de 2011

Encontro sobre o filme: Como água para chocolate

Filme: como água para chocolate. 1992. México.

O encontro para assistir o filme aconteceu enriquecido pelo  calor dos amigos, ao sabor de delicioso vinho, comidinhas e muito carinho. Este encontro foi, na verdade, uma tarefa do Curso de Modelo de Ajuda, teve como objetivo entender o filme, exercer o cuidado e atenção, além de destacar as qualidades das pessoas significativas (alguns personagens do filme).


Alguns depoimentos

De Kathia Pimentel:
Quero agradecer por ontem. O encontro para assistir o filme COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE foi uma delícia. Foi lindo! Minha casa ainda tem aquele clima gostoso da presença de vocês aqui. Cada um fez tudo com tanto cuidado - pão delicioso e lindo; flores amarelas; vinhos; queijos; salgadinhos deliciosos; coberta para esquentar na hora do filme; caldinho quente para o final da noite...


De Rodrigo Liboni:
Uma questão interessante, que também percebi, é que o ato de cozinhar era um ato de nutrição amorosa, tanto que quando ela ficou doente emocionalmente, parou de cozinhar e foi reanimada por um caldo que tinha um significado de reconstituição do seu eu mais íntimo, podemos dizer um caldo numinoso. Abraços.


De Braulio Bittencourt:
Um ninho delicioso, com pessoas encantadoras, aprendizado mágico e genuína troca de afeta: eis a receita para uma noite perfeita. Obrigado por ser uma anfitriã tão maravilhosamente acolhedora.


De Valéria Fernandes:
O melhor de ver o  filme com vocês foi que ele se eternizou pra mim. As várias leituras, percepções e compreensões sobre o amor, a renúncia, as escolhas, enfim sobre os diferentes papeis que assumimos na vida são fundamentais neste momento em que estamos aprendendo a realmente nos conhecer e virar pessoa significativa na vida de cada um.
Legal é perceber que nós nos preparamos para estar junto na partilha. Cada um de nós foi buscar um jeito de valorizar o encontro. Uns escolhendo vinhos maravilhosos, outros foram pra cozinha destilar bem querer no pão, no caldo.... outros foram buscar nos mercados algo que agradasse aos paladares. Enfim cada um levou para o encontro a sua proposta de nutrição.
E naquela noite fria, aquela sala preparada com tanto carinho, nos acolheu abraçados, distribuindo carinhos, em comunhão. Penso que pra acessar raízes tão profundas e despertar sentimentos tão poderosos precisávamos mesmo partilhar um filme que tratasse do tato, do contato, dos sonhos impossíveis e depois possíveis, do olfato, do paladar, do toque, da raiva, do medo, da esperança.... por que pra isso vivemos e por isso ousamos estar juntos.


De Fernanda Ulhoa:
O filme mexeu muito comigo e agora, este seu lindo email: estou muito emocionada. Obrigada pelo encontro, pelo aconchego, pelo filme, aquele caldo delicioso - e todo o seu carinho conosco. Beijão, Fernanda.


De quem não foi, por Flavia Pereira:
Tenho certeza que o encontro foi uma delícia... fico até imaginando todos naquela sua casa tão gostosa e aconchegante,no calor daquela sala tão acolhedora, bem a vontade, olhando de perto suas lindas ervas, bem à maneira dos grandes amigos, sob os olhos uns dos outros, tão cúmplices!
Uma mesa cheia de comidinas deliciosas, preparadas por cada um com tanto amor e carinho... deve ter sido mesmo um encontro lindo!!!! Repleto de cores, cheiros, afetos e sabores.... o tempero perfeito para o final de um dia!!!!
Agora vou me despedir, pois vou  sair pra comprar uma pimenteira e o pé de arruda? Porque, definitivamente, eu não vou mentir, dá uma inveja!!! rsrs
" A aventura da vida é aprender.
O propósito da vida é crescer.
A natureza da vida está a mudar.
O desafio da vida é a superação.
A essência da vida é cuidar.
A oportunidade da vida é servir.
O segredo da vida é ousar.
O tempero da vida é a amizade.
A beleza da vida está a dar.
A alegria da vida é o amor....
Bjs amorosos e bem temperados pra todos!!!


De quem não foi: Liliana Viotti (a professora do Modelo de Ajuda)
Não sei se vocês sabem, mas sou uma cozinheira de mão cheia (uma mão cheia!!!). Entre os 5 pratos que sei fazer, um é codornas ao molho de rosas. Quem sabe será nosso menu do último módulo??? Adoraria ter estado com vocês ...Vamos falar mais sobre o filme no nosso encontro, com amor, Liliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário