FAÇA BIODANÇA!




BIODANÇA, MEMÓRIA E VIDA



4 de setembro de 2011

Biodança na FEAD - Curso de Odontologia

No dia 31 de agosto foi realizada a Aula de Biodança para alunos do Curso de odontologia da FEAD. Participaram 27 alunos e a professora da disciplina. Esta atividade foi integrada ao Estágio III, uma disciplina que tem como objetivo a atuação em diversos ambientes fora da faculdade. Desta vez o objetivo foi o "cuidar".
O desenvolvimento da aula supõe um inicio com músicas que ativam o sistema nervoso simpático despertando a vitalidade e integração com o grupo levando gradativamente a atuação parassimpatica do organismo. Pode ocorrer então um momento de integração consigo mesmo e o "sentir" profundamente a importância de cuidar de si, do ambiente e do outro.
A Revista Pensamento Biocentrico (www. pensamento biocentrico.com.br) no artigo Aspectos da Metodologia em Biodança, de Agostinho Mario Dalla Vecchia diz que  a metodologia da Biodança prevê a indução de vivências de integração, pois elas implicam uma imediata e profunda conexão do indivíduo consigo mesmo. “O fenômeno da aprendizagem envolve todo o organismo e não apenas as funções corticais” (TORO, 2002:29). Ocorre nos níveis cognitivo, vivencial e visceral, que estão neurologicamente relacionados e podem condicionar-se reciprocamente. Quando um aprendizado compreende estes três níveis, os relativos comportamentos resultam integrados. (http://www.pensamentobiocentrico.com.br/content/ed01_art01.php.)
Para o criador da Biodança, Rolando Toro, vivência é uma sensação intensa de viver o “aqui e agora”, com um forte componente cenestésico. Estes fundamentos reforçam nossos objetivos na aplicabilidade das aulas de Biodança para cursos da área da saúde. É o aprender com a vivência, integrando a mente (os conhecimentos adquiridos para a atuação profissional), o coração (fazer com amor, realizar-se) e a atitude ética. 
Continundo a citar o professor Dalla Vecchia, no mesmo texto citado acima, a Biodança propõe uma epistemologia e uma teoria da consciência absolutamente inovadoras e revolucionárias, e o centro dessa “revolução” considera essencialmente o conceito de vivência. Uma epistemologia baseada na vivência pode conduzir não só a uma consciência essencial da realidade, mas, também à sabedoria que consiste na relação com o mundo, na integração dos ser com o cosmo.
O que esperamos é que a biodança possa contribuir com vivências que envolvam uma tomada de atitude baseada em alementos éticos nos 3 níveis de integração: consigo mesmo, com o outro e com o cosmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário